quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pré-História

Pré-História
do surgimento do ser humano até o aparecimento da escrita


Os seres humanos e suas origens
Para estudar a pré-história, é indispensável que se faça uma análise do surgimento do ser humano na Terra. Há diversas teorias que abordam tal assunto, dentre as quais podemos citar: criacionismo e evolucionismo.








A teoria do criacionismo se baseia na Bíblia, havendo a crença na criação divina do homem, ou seja, acredita-se que este foi criado por Deus através de Adão e Eva. É importante notar que apesar de haver crenças nesta teoria, cogita-se o fato de que a passagem bíblica que retrata a criação do mundo, obviamente incluindo a criação do homem, é uma alegoria. Sendo assim, há aqueles que acreditam no evolucionismo, porém não descartam a participação de Deus na criação do mundo, considerando deste modo que tal passagem bíblica sintetizou a ação divina na criação do mesmo.
O evolucionismo, como já citado anteriormente, surgiu com os estudos de Charles Darwin em 1859. Até então, a única teoria utilizada era a do criacionismo, razão pela qual o cientista, ao expor suas ideias no livro "A origem das espécies", foi extremamente criticado. A ideia central no livro se baseia na seleção natural. Para Darwin, sobrevivem os seres mais adaptados ao meio ambiente em que vivem. A relação entre seus estudos e o surgimento do ser humano é nítida: surge, a partir daí, a teoria de que as linhagens dos seres humanos e dos macacos possuíram um ancestral comum em algum momento. É importante notar que é errôneo e equivocado afirmar que os seres humanos descendem dos macacos, uma vez que é provável que um ramo tenha gerado os macacos e outro ramo tenha gerado os humanos.




O período Paleolítico e o período Neolítico


No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), os seres humanos viviam da caça, pesca e coleta. Consequentemente, eram nômades, já que não produziam seus próprios alimentos, tendo, portanto, que se mudar constantemente para outras regiões quando estes se esgotavam. A descoberta do fogo, a qual acredita-se que ocorreu neste período da pré-história, propiciou ao homem uma maior capacidade de suportar o frio. Passam também a utilizar certas ferramentas, tais como lanças, arcos e flechas. Acredita-se também que houve a divisão do trabalho de acordo com o sexo - enquanto os homens caçavam, as mulheres faziam a coleta de vegetais.
No Neolítico (Idade da Pedra Polida), os seres humanos deixam de ser nômades e passam a ser sedentários. A explicação para tal mudança é o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, o que fez com que o homem produzisse o seu próprio alimento, fato que não ocorria no Paleolítico. É de suma importância fazer a observação de que, com a produção do seu próprio alimento, o homem passa a fazer estoques (já que além do necessário, passa a haver excedentes). Deste modo, nas futuras sociedades civilizadas, haverá o início das trocas comerciais, favorecendo maior desenvolvimento econômico. Nesse período, surgem as primeiras cidades e o desenvolvimento da metalurgia.








Nicole Girotto