segunda-feira, 4 de junho de 2012

Origens do homem americano

Os primeiros povoadores da América

Primeiramente, deve ser ressaltado o fato de que há apenas hipóteses sobre a chegada do ser humano no continente americano. Acredita-se que este tenha se originado no continente africano, uma vez que o hominídeo mais antigo conhecido foi encontrado na África e é denominado Australopithecus afarensis, mais conhecido como "Lucy". Deste modo, o ser humano foi se dispersando para outros continentes, chegando finalmente até a América. Resumidamente, há duas hipóteses principais que abordam tal assunto.


1- De acordo com a primeira hipótese, como mostra a figura, o ser humano chegou no continente americano vindo da Ásia através do Estreito de Bering. Acredita-se também que a glaciação propiciou o deslocamento do ser humano até a América através de tal estreito, já que o nível das águas do oceano passa a diminuir, fazendo com que se formassem ilhas e que houvesse conjuntos de água que se solidificaram. Este acontecimento facilitou a passagem por este local. Atualmente, essas ilhas estão submersas, pois o nível das águas tornou a subir.
2- A segunda hipótese afirma que o ser humano chegou à América atravessando o Oceano Pacífico.


Brasil e os povos indígenas
As sociedades indígenas brasileiras possuíam economia de subsistência, ou seja, era voltada ao próprio consumo. Consequentemente, as possibilidades de trocas se reduziam muito. Os grupos tupis, por terem semelhanças com os povos do período Paleolítico, viviam da caça, da pesca e da coleta. Conclui-se, portanto, que não existia propriedade privada. Além disso, havia divisão do trabalho.
A antropofagia era um ritual decorrente das muitas guerras em que as tribos viviam. Sendo assim, quando um inimigo morria, acreditava-se que ao comer sua carne, os integrantes da outra tribo desenvolveriam suas características. O colonizador europeu, ao entrar em contato com o índio brasileiro e com seus costumes, considera tal prática totalmente anticristã e segundo alguns autores, até utiliza como pretexto a posterior escravização do mesmo.




Nicole Girotto




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postar um comentário