sábado, 4 de agosto de 2012

1808

1808
a grande mudança na história do Brasil e de Portugal






Resolvi escrever sobre 1808 por causa do livro esclarecedor de Laurentino Gomes. Pra quem gosta de história e quer entender melhor os motivos que fizeram com que D. João (futuro D. João VI) e toda a corte portuguesa viessem para o Brasil, vale a pena ler.
O livro, além de relatar os acontecimentos no Brasil e em Portugal, procura mostrar minuciosamente o que estava ocorrendo em outros países (tais como França e Inglaterra), a fim de que as relações entre esses países sejam compreendidas, bem como a influência destes na história do Brasil e de Portugal.
Tentei sintetizar de forma bem simples o que, na minha opinião, tem maior importância no livro. 



O conflito - França x Inglaterra
Todos sabem da importância de Napoleão Bonaparte no contexto da história da França. Com suas vitórias excepcionais e sua ambição de governar não apenas a França, mas como toda a Europa (combatendo o Velho Regime), Napoleão não consegue vencer a Inglaterra na chamada Batalha de Trafalgar. A vitória britânica deixou clara a liderança da Marinha da Inglaterra, o que fez com que a França decretasse o bloqueio continental, proibindo relações comerciais dos países europeus com a Inglaterra a fim de abalar a economia da mesma. 


França <- Portugal -> Inglaterra
Portugal se encontrava em uma difícil situação: ceder às exigências da França em relação ao bloqueio continental ou ficar ao lado da Inglaterra, sua aliada. O livro retrata bem as relações que Portugal tinha com a Inglaterra, razão pela qual não sabe por qual lado deveria optar. D. João poderia ter permanecido em Portugal e enfrentado as tropas napoleônicas, uma vez que estas chegaram em Portugal extremamente enfraquecidas. Entretanto, a opção de fugir para o Brasil sob a proteção naval britânica parecia mais vantajosa para um príncipe regente muito indeciso. Além disso, enfrentar a França na época napoleônica era muito arriscado, uma vez que, como já citado anteriormente, esta havia conseguido vitórias consecutivas. Obviamente que, durante tal impasse, Portugal tenta enganar tanto a França quanto a Inglaterra, fazendo uma espécie de jogo bilateral.
Uma observação importante a se fazer é que em troca da proteção naval britânica, Portugal posteriormente abriria os portos do Brasil às nações amigas. Deste modo, a prática mercantilista vai sendo deixada de lado, acarretando no fim do Pacto Colonial. É nítido que o país mais beneficiado com esse acordo foi a Inglaterra.


As consequências da fuga em Portugal
"Com a fuga do rei, Portugal deixava de ser Portugal, um país independente, com governo próprio." Essa frase, retirada do próprio livro, mostra a repercussão negativa da fuga da família real em Portugal. O país passa a ficar desprotegido em relação a possíveis invasões. Não obstante, Portugal possuía uma monarquia absoluta, ou seja, o rei detinha de plenos poderes. Assim, a figura do rei era de suma importância para o país. Sem a presença deste, a sensação de desamparo era grande. 


As consequências da fuga no Brasil
A família real ficou no Brasil por treze anos. O Brasil, aos poucos, deixa de ser colônia para finalmente conseguir sua independência. A abertura dos portos, apesar de favorecer muito mais a Inglaterra do que qualquer outro país, também foi vantajosa para o Brasil, o qual deixa de ser uma simples colônia de Portugal. E tal abertura só foi possível devido à vinda da família real para o Brasil, uma vez que Portugal havia feito um acordo com a Inglaterra.
Pode-se também dizer que com a chegada da corte, o Rio de Janeiro se desenvolve mais, já que passa a ser a capital do Brasil. 


Esse foi um resumo extremamente pequeno em relação à um livro que tem mais de 300 páginas. Creio que nenhum resumo sobre o assunto (nem mesmo apostilas que relatam a vinda da família real para o Brasil) mostra de forma tão clara tal acontecimento histórico. Indeed, it's a worthwhile book =)






Nicole Girotto





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.